Um encontro memorável

Os dias 13 e 14 de setembro se constituíram em um momento muito importante para os dirigentes das IES Particulares brasileiras. Realizou-se no Rio de Janeiro um evento conjunto que reuniu dirigentes de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa, e de Extensão ao redor de temas muito relevantes para a Educação Superior Brasileira. A escolha dos temas foi realizada por meio de consultas aos vários participantes dos Encontros anteriores. Resumindo o sentimento da maioria dos que se manifestaram com sugestões, foi escolhido como tema central do Encontro “A Avaliação da Educação Superior – Desafios e perspectivas sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão”. Alem do tema central, que foi tratado de forma magistral pelos Prof. Paulo Barone, Sônia Báo, Carlos Cyrne e Suzana Funghetto, outros assuntos de relevância foram debatidos, como as Políticas Públicas na Pós-graduação e pesquisa, os Novos rumos da Extensão Universitária, e a Inovação acadêmica por meio de redes regionais de cooperação entre IES particulares.

O Encontro ocorreu no ambiente acolhedor do Campus Barra da Universidade Veiga de Almeida, um conjunto de prédios universitários cercado de belas árvores, e a presença operosa da equipe da casa, liderada pelo Prof. Leonardo Rabelo e pela Profª Nara Iwata. Tanto a Rede de Dirigentes de Graduação (Rede DGP), quanto a Rede de Pós-graduação e Pesquisa (Rede PGP) e o Fórum de Extensão das IES Particulares (Forexp) tiveram atuação destacada na programação e nos debates realizados.

Foram ouvidos 17 palestrantes e debatedores, que trocaram ideias com 75 participantes (entre eles 12 professores da UVA), num total de 92 dirigentes presentes. Entre eles marcaram presença 5 membros do Conselho Curador da Funadesp e 7 convidados e organizadores. Os dirigentes presentes provêm de 46 Instituições de Ensino Superior de 14 diferentes Estados (AL-AM-BA-CE-DF-ES-GO-MG-MT-PA-PR-RJ-RS e SP), o que dá ao evento um caráter de nível nacional.

As palestras proferidas acham-se na página "Apresentações". Também neste site estão disponíveis os certificados de presença (clique nas abas no início da página) e as fotos tiradas no evento.

Agora, vamos dedicar-nos à preparação do próximo Encontro Nacional a ser realizado em 2019, para o qual contamos com as sugestões e a cooperação de todos. Gostaríamos de receber ofertas de instituições que se disponham a acolher o próximo evento.

Palestrantes

  • Prof. Paulo Barone

    Secretário de Educação Superior - SESU/MEC

    Palestra Magna: Educação Superior Brasileira - Desafios e Perspectivas.

  • Prof. Marcelo Henrique Napimoga

    Coordenador do FOPROP - IES Privadas

    Palestra: Planejamento e Gestão da Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares.

  • Prof. Juan Medeiros Barbosa

    CEO da Colaboração.Space

    Palestra: Universidade, extensão e as startups: possibilidades para o desenvolvimento local.

  • Profª. Sônia Báo

    Diretora de Avaliação da CAPES

    Palestra: Avaliação da Pós-graduação e pesquisa.

  • Prof. Carlos Cyrne

    UNIVATES

    Palestra: Desafios e avaliação da Graduação.

  • Prof. Rui Curi

    Universidade Cruzeiro do Sul

    Palestra: Políticas Públicas na Pós-graduação e Pesquisa.

  • Prof. Jorge Audy

    PUC/RS

    Palestra: Inovação Acadêmica e Redes Regionais de Cooperação no sistema particular de Pós- graduação no Brasil.