Apresentação

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funadesp tem por missão propiciar às instituições de Ensino Superior (IES) Particulares a busca continuada da qualidade e o aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. Trata-se de uma instituição não estatal de direito privado, sem fins lucrativos. Foi criada em 1998, e atua com a participação das instituições, voltada para a capacitação de docentes e o estímulo à realização de estudos e pesquisas. Com isso, estimula a participação das IES particulares na disseminação de conhecimentos científicos, técnicos, culturais e artísticos, em benefício da sociedade.

A Funadesp promove anualmente um Encontro de âmbito nacional com a Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares, com o Fórum de Extensão das IES Particulares e com a Rede Nacional de Dirigentes de Graduação, tendo por objetivo analisar alternativas e estratégias para implantação, integração, consolidação e expansão da pesquisa, da pós-graduação e da extensão; estimula a importância da pós-graduação, pesquisa e extensão como fontes de inclusão das IES particulares na sociedade; e oferece um ambiente propício para análises e debates de assuntos que mais interessam ao conjunto dos dirigentes de Instituições de Ensino Superior Particulares. A última reunião foi realizada na sede da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018.

Para o corrente ano, haverá novamente um evento único, englobando Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, tendo por tema central "Oportunidades e Desafios para o Ensino Superior Brasileiro". O Encontro será sediado em Curitiba/PA, no Centro Universitário Curitiba, nos dias 05 e 06 de setembro próximo.

Espera-se um evento atraente, uma vez que o Ensino Superior tem sido objeto de grandes discussões sobre mudanças de rumos, e a fase de dificuldades econômicas por que passa o país tem reduzido os recursos disponíveis. A presença de dirigentes governamentais, principalmente do MEC e do INEP criará uma rara oportunidade de aprofundamento sobre os temas a serem debatidos.

Palestrantes

  • Prof. Flávio Bortolozzi

    UNICESUMAR

    Palestra: Pesquisa e pós-graduação interdisciplinar.