ENCONTRO DE ARACAJU

Acabamos de voltar de Aracaju onde realizamos, em conjunto com a Rede de Pós-graduação e Pesquisa e com o Fórum de Extensão das IES Particulares, o XVIII Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa e o XII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares. O evento, realizado no auditório da Universidade Tiradentes - UNIT, contou com 35 participantes, 8 Conselheiros da Funadesp, além de 14 palestrantes, convidados e organizadores, e 11 professores da UNIT, num total de 68 presentes. Os dirigentes presentes provêm de 41 Instituições de Ensino Superior de 13 diferentes Estados (AL-BA-CE-DF-GO-MG-PA-PE-PR-RJ-RS-SE e SP). Como se vê, um evento de caráter nacional.

Em dois dias de discussão, tratamos da “Sustentabilidade da Pós-Graduação e Pesquisa nas IES Particulares”, das “Formas e Tendências das Relações entre Pesquisa e Extensão”, do “Futuro da EAD na Pós-Graduação Lato Sensu” e de outros relevantes temas para o Ensino Superior Particular . Em nome da Funadesp, desejo expressar nosso agradecimento a todos os presentes, em particular aos palestrantes, debatedores e coordenadores, que proporcionaram uma programação muito apreciada.

Contamos com o envolvimento e a dedicação de uma operosa equipe da Universidade Tiradentes, liderada pelo Prof. Temisson José dos Santos, que nos fez sentir “em casa”. Também fundamental para o evento foi a contribuição da Rede de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa (que teve sua equipe de coordenação atualizada durante o Encontro), e do Fórum de Extensão, que atraiu neste evento um bom número de seus associados.

Consideramos que a Funadesp deu mais uma importante contribuição ao Ensino promovido pelas IES particulares. Melhores informações no site www.funadesp.org.br. Na próxima semana, os textos das palestras serão colocados na página "Apresentações" do site. Os certificados de participação já estão disponíveis (clique nas abas no início da página).

Agora, vamos dedicar-nos à preparação do próximo Encontro Nacional a ser realizado em 2017, voltado para temas de interesse de dirigentes de Graduação, para o qual contamos com as sugestões e a cooperação de todos. Gostaríamos de receber ofertas de instituições que se disponham a acolher o próximo encontro.