Apresentação

O Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das Instituições de Ensino Superior Particulares é realizado anualmente pela FUNADESP – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular em conjunto com a Rede de Dirigentes de Graduação (Rede DGP) e sediado por Instituições de Ensino Superior Particulares de diferentes regiões, de forma a alcançar instituições de todo o país, como meio de articular teoria, regulamentação e prática. Nessas reuniões discutimos os assuntos que mais interessam ao conjunto de dirigentes de Instituições de Ensino Superior Particulares, como projetos de lei em tramitação, leis e decretos que influenciam o ensino da Graduação, demandas de algumas instituições ou regiões, de modo a colaborar com a solução deles, com base em experiências de especialistas e de outras IES.

Os últimos encontros foram realizados nas seguintes IES:

    • I Encontro – FUNADESP– Brasília (abril 2002) – “O Público e o Privado na Educação Superior”.
    • II Encontro – UNIFOR – Fortaleza (agosto de 2003) – “A Qualidade da Graduação nas IES Particulares”.
    • III Encontro – Severino Sombra – Vassouras (agosto 2004) – “O Papel da Iniciativa Privada na Construção do Sistema de Ensino Superior no Brasil”.
    • IV Encontro – UCAM – Rio de Janeiro (abril 2005) – “Rumos e Desafios do Ensino Privado de Graduação para os Próximos Anos”.
    • V Encontro – UniCeuma – São Luiz do Maranhão (maio 2006) – “Alternativas para uma gestão inovadora no ensino de graduação das IES Particulares”.
    • VI Encontro – Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba (abril de 2007) – “Indicadores de Qualidade no Ensino de Graduação”.
    • VII Encontro – Centro Universitário São Camilo – São Paulo (agosto de 2008) – “A Hora da Graduação”.
    • VIII Encontro – Faculdades Alves Faria-ALFA – Goiânia (outubro de 2009) – “Qualidade de Graduação em Tempos de Mudança”.
    • IX Encontro - Centro Universitário São Camilo - São Paulo (outubro de 2011) – “Instrumentos de Avaliação da Educação Superior – análise das modificações recentes; Evasão na Educação Superior; Plano Nacional de Educação 2011-2020”.
    • X Encontro Nacional – Universidade FUMEC – Belo Horizonte (setembro de 2013) – “Avaliação da Educação Superior - ajustando rotas e reafirmando compromissos”.
    • XI Encontro Nacional – Universidade Positivo – Curitiba (setembro de 2014) – “Educação Superior: Novos Arranjos Acadêmicos para Aprendizagem Efetiva”.
    • XII Encontro Nacional – PUC-Goiás – Goiânia (setembro de 2015) – “Tempo de Mudanças no Ensino de Graduação”.
    • XIII Encontro Nacional – Faculdade de Juazeiro do Norte – Juazeiro do Norte - Ceará (setembro de 2016) – “O cenário educacional brasileiro e seus desafios à gestão das IES”.

    Em sua 14ª edição, que será sediada pelo Centro Universitário UNIALFA, na cidade de Goiânia, Goiás, nos dias 19 e 20 de outubro, o encontro propiciará reflexões de ações acadêmicas com vistas à qualidade do Ensino Superior Particular, com análise e debate de outros temas atuais e relevantes, intercâmbio e troca de experiências para o segmento, bem como sua integração com a pesquisa e extensão, tendo como temática principal “Novos tempos na Graduação”.

    Participarão com apresentações, debates e relatos de experiência, reitores, pró-reitores e dirigentes de graduação de instituições de ensino superior particulares de todo o país, bem como membros de órgãos públicos ligados à educação.

    Sua participação é fundamental. Momentos de encontro presencial, organizados de forma colaborativa como este encontro, são oportunidades ímpares de integrarmos pessoas, ideias e instituições.