Local


Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Auditório do Bloco I
SEPN 707/907 - Asa Norte
Brasília - DF
Tel.: (61) 3966-1200
CEP: 70.790-075
Site: https://www.uniceub.br

Veja o Mapa:


Turismo em Brasília


Congresso Nacional

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa.


Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada, uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília, é o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. Residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada foi inaugurado em 30 de junho de 1958. À frente do Palácio existem duas esculturas: “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.


Palácio do Planalto

Inaugurado em 21 de Abril de 1960, seu projeto arquitetônico é mais uma obra assinada por Oscar Niemeyer. A arquitetura do prédio chama a atenção pelos pilares o contornam, em um movimento que mistura retas com curvas, na parte interna. Na área externa, há um espelho d’água onde são podem ser vistas carpas japonesas. Os anexos abrigam ainda uma biblioteca com mais de 33 mil exemplares, importantes obras de arte e mobiliário de alta categoria, alguns do século XVIII. O Palácio não está aberto para visitação pública, mas seu exterior pode ser apreciado da Praça dos Três Poderes, localizada na frente do prédio.


Torre de TV de Brasília

A Torre de Televisão de Brasília é um projeto de Lúcio costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma já tradicional feira de artesanato, aberta aos finais de semana e um mirante a 75m que dá ao visitante uma vista incrível da cidade. É possível ver dali toda a esplanada dos ministérios e entender a grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília. A Torre tem 224m de altura no total. Em sua frente há uma escultura do artista plástico Alexandre Wakenwit chamada “Era Espacial”.


Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas. Na entrada, os quatro evangelistas: à direita, São João, a esquerda, São Mateus, São Lucas e São Marcos em bronze, medindo 3 m de altura, de Alfredo Cheschiatti. A entrada faz-se por uma área em declive de paredes negras tidas como zona de meditação. O interior é banhado por luz natural filtado pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti e lá vê-se a “Anunciação a Maria”, de Athos Bulcão, a “Via-Sacra”, de Di Cavalcanti, “Os Anjos”, de Alfredo Cheschiatti, a primeira réplica de “Pietá”, de Michelângelo, feita de mármore e resina doada por Paulo Xavier, abaixo do Altar, réplica do Santo Sudário.


Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal. O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 71.400 pessoas. O estádio pertence ao Departamento de Esportes, Educação Física e Recreação do Distrito Federal. O nome é uma homenagem ao ídolo brasileiro Mané Garrincha, bi-campeão mundial nas copas de 1958 e 1962.


Memorial Juscelino Kubitschek

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasilia, o Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital, foi celebrada a 1ª missa de Brasília, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal Arcebispo de São Paulo. Num altar de lona e madeira, concebido para a solenidade pelo arquiteto Oscar Niemeyer, realizava-se, como no dia 26 de abril do ano de 1500, em Porto Seguro, um ato de profunda religiosidade, para marcar a presença de Deus e do homem na solidão do Planalto Central. Para além de objectos que simbolizam esta cidade, podemos encontrar várias coisas de Juscelino Kubitschek, como os seus restos mortais, o seu casaco simbólico, a sua faixa presidencial, medalhas… Enfim, um inúmero de coisas. Para quem é fã de JK, não pode perder de forma alguma este museu memorial.


Panteão da Pátria Tancredo Neves

O Panteão da Pátria foi criado para homenagear os heróis nacionais, ou seja, aqueles brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia, o Panteão consagra, também, a memória de Tiradentes, que além de ser um dos heróis nacionais é o Patrono Cívico da Nação Brasileira. No acervo, uma exposição permanente homenageia os heróis nacionais, exibindo o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão; o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara; o Vitral, de Marianne Peretti; e o Livro de Aço dos Heróis Nacionais. O espaço integra o Centro Cultural Três Poderes.


Praça dos Três Poderes

A Praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, responsáveis pela arquitetura ousada da cidade de Brasília. Povoam a Praça algumas esculturas: Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, também conhecida como Os Dois Candangos e considerada um símbolo de Brasília; A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF; a cabeça de Juscelino Kubitscheck, escultura presente na fachada do Museu Histórico de Brasília; o Pombal, um pombal com formas modernistas projetado por Niemeyer a pedido da esposa do então Presidente Jânio Quadros; a Pira da Pátria, uma construção que abriga no topo uma tocha permanentemente acesa; o Marco Brasília, escultura de Oscar Niemeyer instalada em comemoração ao ato da UNESCO que declarou Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeirapermanentemente hasteada do mundo.


Ponte JK Brasilia

Ela tem 1200 metros de extensão e é formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas. A posição intercalada dos arcos representa o movimento de uma pedra quicando sobre a água. O projeto arquitetônico, assim como o projeto de iluminação da ponte conferiram ao autor, o arquiteto Alexandre Chan, a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003 nos Estados Unidos. A ponte liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul. Duas outras pontes ligam o Plano Piloto ao Lago Sul: a Ponte das Garças, entre a Avenida L-2 Sul e o Centro Comercial Gilberto Salomão, e a Ponte Costa e Silva, entre o Setor de Clubes Sul e a Quadra 11 do Lago


Veja mais sobre esse e outros pontos turísticos de Brasília no Site Sou Brasília - http://www.soubrasilia.com

Realização

Apoio