Histórico

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular-FUNADESP vem apoiando os encontros de Dirigentes de Graduação das IES Particulares desde 2001. A Rede de Dirigentes de Graduação das IES Particulares - Rede DGP - constituída por Vice-Reitores, Pró-Reitores, Diretores e Coordenadores de Graduação - foi formalizada durante o V Encontro Nacional em 2006. Objetiva promover a integração do segmento em prol de sua consolidação e aprimoramento, bem como a articulação com a pós-graduação e a extensão.

A partir de 2010, a Rede DGP e a FUNADESP passaram a promover reuniões nacional e regionais, em anos alternados, de forma a melhor alcançar as IES Particulares de todo o país, mediante oportunidades sistemáticas para análise e debate de temas vinculados ao dia-a-dia dos dirigentes de Graduação, bem como para intercâmbio e troca de experiências. Naquele ano foram realizados:

- I Encontro Regional Nordeste, em Fortaleza, com o apoio da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, nos dias 19 e 20 de abril;

- I Encontro Regional Norte/Centro-Oeste,em Brasília, com o apoio do Centro Universitário UNIEURO, nos dias 6 e 7 de maio;

- I Encontro Regional Sudeste/ Sul, em Curitiba, com o apoio da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP, nos dias 20 e 21 de setembro.

Durante o IX Encontro Nacional, em 2011 (com o apoio do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo) foram analisados: o Plano Nacional de Educação (com a participação de representantes do Conselho Nacional de Educação e da Câmara dos Deputados); as modificações recentes em Instrumentos de Avaliação da Educação Superior; Evasão nos Cursos de Graduação; O novo currículo do Ensino Médio e suas repercussões sobre a Graduação; Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem.

Em 2012, foram retomados os Encontros Regionais, assim programados:

- II Encontro Regional Nordeste, em Teresina, com o apoio da Faculdade Integral Diferencial-FACID, realizado nos dias 10 e 11 de maio;

- II Encontro Regional Norte/Centro-Oeste, em Belém do Pará, com o apoio do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA, nos dias 13 e 14 de setembro;

- II Encontro Regional Sudeste/Sul, em Passo Fundo/RS, com o apoio da Universidade de Passo Fundo-UPF, nos dias 18 e 19 de outubro.

Realizado em 2013, na Universidade FUMEC/MG, o X Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares focalizou como tema central “Avaliação da Educação Superior – ajustando rotas e reafirmando compromissos”.

Em 2014, devido a dificuldades operacionais, optou-se por realizar o XI Encontro Nacional que ocorreu na Universidade Positivo, tendo como tema central “Educação Superior - Novos Arranjos Acadêmicos para Aprendizagem Efetiva.”

Em 2015, será realizado o XII Encontro Nacional, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, com a acolhida da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GOIÁS, em Goiânia, tendo como tema central “Tempo de Mudanças no Ensino de Graduação”.


Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO:

Campus I, área IV – Prédio da Reitoria
Av. Universitária 1.069, Setor Universitário
Goiânia-GO, CEP: 74605-010
Tel.: (62) 3946-1000
Site: http://www.pucgoias.edu.br/

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis para download. Clique aqui para acessá-las.